terça-feira, 14 de abril de 2015

Fiat Lux ou Gênesis!

Foi lá na 8a série, sob o comando rígido da D. Neide, minha professora bravíssima de Português, que comecei, de fato, a escrever por e com gosto.

De ler, eu já gostava há tempos: era até escolhida para ser 'oradora' nas festividades da escola. E, nas aulas, sempre lia os textos. "Ela tem boa entonação, parece até que interpreta", diziam alguns professores. E eu interpretava mesmo. Adorava fazer vozes diferentes na mudança dos personagens. Acho até que isso me ajudou quando fiz uma peça de teatro. Mas isso já é assunto para um outro post...

Voltando ao assunto de escrever... Quando estava naquela encruzilhada do fim do 2o grau, vendo-me tendo de escolher meu futuro (e alguém, aos 17 anos, está pronta pra escolher alguma coisa?!?), olhei para as opções e pensei: tem que ser algo nessa área da escrita, gente... Leio, procuro lá as contas de candidato por vaga e... LETRAS! Bingo, olha que fácil! L-e-t-r-a-s... Tudo a ver! Sabia de nada, essa inocente aqui. De fácil, só as noites em claro estudando Filologia Românica, Latim I, II, III, Etimologia, Sintaxe, Literaturas sem fim...

Quantos dias pegando carona, porque a grana era curta. Quantos dias filando biscoito das amigas, porque a grana era curta. Quantos dias na Biblioteca do ICHL estudando sem fim, porque a grana era curta para a imensidão de xerox e livros. Quantos dias...

Mas, no dia 15 de março de 1997, fiz valer cada dia daqueles. Minha mãe, minha irmã, minha tia eram a minha platéia. Ao som de Carmina Burana (Oh Fortuna), entro eu, com a minha beca impecável (que escondia um vestido vermelho lindo por baixo - à época), equilibrando-me num salto altíssimo, morrendo de medo de cair e parar numa daquelas videocassetadas do Faustão. Não caí.

Recebi meu canudo e o apontei na direção da minha mãe: CONSEGUIMOS, gritei. A primeira da família com diploma universitário, que orgulho. Dela, meu, de todos. E adivinha quem foi a oradora da minha turma? Pois é. Eu. E ainda sei meu discurso de cor até hoje, e sempre me emociono ao lembrar daquele dia...

Ai, ai... O tempo passou rápido. Dezoito anos, para ser exata, desde aquele dia 15.

Em 2000, o Jornalismo entrou na minha vida. Juntei duas paixões. Comecei com revisão, depois matérias até chegar ao cargo de Editora. Migrei pra Assessoria de Imprensa alguns anos depois, quando "caí" no ramo fonográfico. E, hoje, aqui estou, voltando aos meus tempos de escola e escrevendo coisas minhas nessa imensa folha em branco.

E do que tratará o blog? Boa pergunta! De quase tudo. Ou tudo, (ainda) não sei. E por que "AhNaPaula"? hahahahaha Invencionice pura. Nas minhas postagens mais ácidas ou irreverentes ou irônicas ou tudo junto ou não tendo nada a ver, eu sempre coloco a hastag (#) #napaulanapaula, uma forma de brincar com o jeito que minha mãe me chamava a atenção quando eu fazia algo que ~ela~ considerava errado. Era um "Na Paula, Na Paula". O "a" sumia, assim como toda a minha coragem em seguir adiante na ~arte~ que eu estava fazendo. A interjeição "ah" (gente, olha ela aí lembrando de coisa que ninguém fala mais!) é só uma brincadeira com o meu nome....

Bem, é isso. Esse é o começo de tudo. Vai ser divertido. Mas pode haver dias em que não serão.
Se você quiser, pode vir comigo. Você vem?

Boa leitura


Marcadores: , , , , , , , , , ,

8 Comentários:

Às 14 de abril de 2015 às 23:40 , Blogger Unknown disse...

Amei o texto ! Que venham muitos outros assim... Bjo

 
Às 15 de abril de 2015 às 12:26 , Blogger Ana Paula Porto disse...

Meu primeiro comentário êeeeee
Obrigada, Sandra! Bjs

 
Às 15 de abril de 2015 às 20:23 , Blogger Unknown disse...

Booooom em primeiro lugar oia eu aqui kk. Em segundo uma hastag (#) #TeAmNaPaula rss. Querida que lindo começo, talvez não foi fácil, mais vc venceu tudo isso uhuhu. Bom o que eu te digo é continue... Bjus nos filhos.

 
Às 16 de abril de 2015 às 08:44 , Blogger Gospel no Divã disse...

Amei NaPaula e já tô ansioso pelos próximos

 
Às 16 de abril de 2015 às 13:28 , Blogger Ana Paula Porto disse...

Obrigada, Dai!

 
Às 16 de abril de 2015 às 13:29 , Blogger Ana Paula Porto disse...

Volte sempre, GnD!

 
Às 18 de abril de 2015 às 16:31 , Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 13 de abril de 2017 às 02:15 , Blogger Unknown disse...

Menina, estou indo sim. E gostando. Vc é dinâmica, divertida e transmite alegrias e experiências fazendo que o leitor se aproxime de vc e até por vezes participe da sua história. Co-participante das suas realizações ou planos. Muito bom!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial