sábado, 18 de abril de 2015

O bagaço da laranja

A gente tem sempre pessoas em quem se inspirar. Se você não tem, procure. Vai te fazer um bem danado...

Alguns anos atrás, lá nos idos de 2000, quando trabalhava em um jornal, conheci uma jornalista/repórter/escritora de nível acima da excelência: Iolanda Ribeiro.

Um pouco doidinha, como todo jornalista deve ser; sempre falante, como todo jornalista deve ser. Não, pera: ela era muito falante. Não. MUITO. Io, você falava demaaaaaais hahahahaha Mas não tinha como não admirá-la. O texto dela era sempre maravilhoso, uma delícia de ler. E eu, à época, como revisora, quase não achava nada pra fazer em suas matérias. No máximo, uma vírgula mal colocada e só (por pura distração, eu sempre pensava).

Tempos depois, por indicação dela, fui trabalhar em uma outra empresa, na qual ela já estava. Era uma revista. Iolanda era articulista e eu, mais uma vez, revisora. Certa vez, ela escreveu um texto tão bonito, uma crônica tão linda, que eu me senti ~obrigada~ a guardar. É o texto que se segue abaixo. É pra ler sempre que você se sentir "um bagaço". Porque até um bagaço tem mil e uma utilidades, e olha que não é Bombril.

Obs.: Iolanda, quero que você saiba que sou sua admiradora. Eu quero escrever como você um dia. Parabéns pela sensibilidade e trato com as palavras. Você é rara!

Crédito: Divulgação na Internet


O bagaço de laranja não é tão inútil quanto parece. Ele ainda serve para muitas coisas: 

Ele pode ser usado como adubo orgânico e também para semear o campo, porque todo bagaço ainda tem alguns caroços, podendo deixar de ser a lembrança de uma laranja esmagada e se converter em um novo laranjal.

Na culinária, pode ser usado para fazer doce de laranja e, além disso, sua casca ralada costuma ser eficaz para temperar o arroz doce. Há quem o transforme em licor de casca de laranja e quem se contente com um delicioso chá.

Ainda que não soe poético, ele também serve para alimentar a flora intestinal que nos defende dos micróbios causadores de doenças, bem como para regular o funcionamento do intestino e curar prisão de ventre.

Tem dificuldade para espirrar? Cheire um bagaço ligeiramente torcido para dar um bom espirro. E, por falar nisso, os químicos podem fazer um delicioso perfume com o bagaço de laranja.

Ele ainda pode ser usado para matar a fome de um menino pobre, que não ficaria saciado apenas com o caldo de uma laranja. E, se ao invés de faminto o garoto estivesse triste, o bagaço poderia ser usado para a gente improvisar um brinquedo, fazendo um barquinho com a casca seca. Isso tudo sem considerar que ele poderia virar uma cuia improvisada para alimentar passarinhos, dar água para os pombos ou colocar ração para um cãozinho de rua.

Quer mais? Um bagaço de laranja serve para guardar uma muda de planta quando não temos um vaso. Quando está bem seco, se atirado ao fogo, serve como combustível e alimenta as chamas de uma fogueira de acampamento. E, quando ainda não secou, também pode ser queimado para espantar mosquitos.

Pode virar uma tigela para servir sorvete de laranja ou mousse. Com alguns palitos espetados de maneira criativa, ele pode até virar um arranjo de mesa em uma festa de primavera... 

A utilização de um bagaço vai depender da maneira como ele foi golpeado ou do tipo de corte que recebeu. De qualquer forma, quem o despreza não é capaz de perceber tudo quanto está perdendo.
Grande coisa é ser um bagaço de laranja! Glórias a Deus pelo bagaço de laranja! Um bagaço de laranja não tem medo de ser chutado, moído e amassado, porque já perdeu o orgulho das laranjas.

Por isso, caso você esteja se sentindo inferior e desprezado, quero que entenda uma grande lição: se um bagaço de laranja ainda serve para muitas coisas, imagine o que Deus pode fazer com uma vida preciosa como a sua.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial