sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O inevitável e o imperfeito de cada um de nós...

Quando você descobre que está grávida, milhões de sensações tomam a sua mente. E, muito mais importante do que "menina ou menino?", o que a gente quer sempre é que o bebê seja saudável e perfeito. Nenhuma mãe e nenhum pai pensa ou sonha diferente disso.

Só que há fatores sempre acima do nosso parco controle e 'voilá': aquele pai e aquela mãe, que já haviam preparado mentalmente toda a vida do filho, precisam se ajustar a algo "diferente" no rebento. Passado o choque inicial de descobrir que o filho não é "perfeito" (quem é, né?), o futuro é o que mais preocupa: como será? E a gente vai descobrindo que o presente é o mais importante e é nele que a gente vive. Não podemos adiantar 1 min do tempo, então o jeito é viver o hoje mesmo...

Como eu contei aqui há alguns posts, Nanda e Duda foram, inicialmente, diagnosticadas com autismo. A "profissional", seca como uma árvore no deserto, não teve tato pra me falar do assunto. Desmoronei por dentro, mas, depois de muita lágrima e culpa - porque culpa é quase um sobrenome nas mães, apesar de não termos culpa de nada-, arregacei as mangas, lavei o rosto, prendi o cabelo e me levantei pra conhecer o inimigo. Não era o monstro todo que eu pensava, talvez um pequeno monstrinho, escondido atrás do armário, esperando um momento para me dar um "buuu". 

Essa semana, elas foram liberadas pela psicóloga: não têm a tríade do transtorno, mas há uma "pincelada" que precisa ser cuidada cotidianamente, para que a linha limite esteja sempre muito à frente delas. Agora é aumentar as visitas à fono. O neuro "acha" que em 2 anos a fala delas esteja dentro do que se espera para a idade que têm. 

E a mãe? A mãe segue firme, tanto quanto pode. Há dias fáceis e há os de hoje, porque cada dia é único. E ela lembra que basta a cada dia seu próprio mal, não devemos levar o mal do dia anterior para o novo. Mas, às vezes, ela esquece e chora dores velhas... Mas ela sabe que vai passar... Tudo passa... Até o dia de hoje passará...


Marcadores: , , , , , , , , ,

2 Comentários:

Às 24 de março de 2018 às 17:02 , Blogger I. disse...

Paula,suas crônicas são tão boas que a gente vai ler uma e, quando percebe, já leu várias. Parabéns!!!

 
Às 20 de junho de 2018 às 06:50 , Blogger Ana Paula Porto disse...

Vindo de você, Io, eu até me constranjo! Você é uma inspiração pra mim, desde os tempos do texto “O bagaço da laranja”... obrigada por ler!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial